Desporto Escolar

Desporto Escolar

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Comemoração do Dia Internacional da Dança - Sarau "Danças do Mundo" com os alunos do 5ºD e 6ºB do Agrupamento de Escolas de Real


No próximo dia 29 de Abril, os alunos do Agrupamento de Escolas de Real (5ºD e 6ºB), em articulação com alunas do curso de Formação Básica do Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, vão participar no Sarau "Danças do Mundo", actividade integrada na comemoração do Dia Internacional da Dança.
A referida actividade realizar-se-à na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva - Braga, com inicio às 21h00. A entrada é livre.
Programa – 29 de Abril


21h00 – Apresentação da Actividade
21h15 – Apresentação de quatro coreografias de Maurizio Padovan (alunos 2º Ciclo – Agrupamento de Escolas de Real):

· “Debka Kafrit”;
· “Sete Saltos”;
· “Dança da Paz”;
· “Baile da Chapada”.

21h30 – Apresentação de duas coreografias do Folclore Português:

· “Moda da Carrasquinha” – (alunos 2ºCiclo - Agrupamento de Escolas de Real))

· “Regadinho Balançé” – Alunas do Instituto de Estudos da Criança – Universidade do Minho

terça-feira, 21 de abril de 2009

Participa na II Prova de Atletismo - 25 de Abril - Junta de Freguesia de Real. Participa e leva os teus Pais também!

Prémios:
  • 1º, 2º e 3º - uma taça;
  • 4º ao 10º - medalha;
  • e os restantes um diploma de participação.

PARTICIPA ACTIVAMENTE na II PROVA DE ATETISMO - 25 DE ABRIL - FREGUESIA de REAL

quarta-feira, 15 de abril de 2009

ENERFIXE - 2º Lugar entre 110 Escolas! Parabéns a todos aqueles que participaram!

A UNION FENOSA desenvolveu o jogo online Enerfixe (http://www.enerfixe.com.pt/), especialmente concebido para sensibilizar alunos dos 2 e 3º ciclos do Ensino Básico das Escolas do Norte do País para a importância de um consumo eficiente da energia na sua rotina quotidiana, em vários tipos de ambientes, como a casa e a escola.
Até 20 de Abril de 2009, os participantes podem testar e comprovar os seus conhecimentos sobre eficiência energética em http://www.enerfixe.com.pt/.

Participa e vamos colocar a nossa escola entre as dez mais!

A sensibilização para as questões da eficiência energética faz-se também através de jogos. Até 20 de Abril os jovens de 350 escolas podem testar os seus conhecimentos com o Enerfixe.
O jogo foi desenvolvido pela YDreams e integra a primeira edição de um concurso aberto pela UNION FENOSA a 350 escolas do segundo e terceiro ciclo localizadas no Norte do País.
Os alunos podem testar até dia 20 de Abril os seus conhecimentos sobre eficiência energética, quer em ambiente escolar quer em casa, escolhendo um avatar e um cenário onde aplicam as melhores práticas.
Os dez melhores vão receber prémios, que incluem também um computador portátil para a escola que registe a melhor média de resultados.
Os cenários foram criados pelo ilustrador espanhol Antonio Fernández-Coca para representar a sala, cozinha, W.C., escola ou o escritório.
A iniciativa vai ser estendida a escolas do Centro e Sul do país ao longo dos próximos dois anos lectivos.
O site do jogo é acessível em www.enerfixe.com.pt.

domingo, 12 de abril de 2009

Um novo espaço para os alunos na EB 2,3 de Real

A EB 2,3 de Real passa a partir da presente data a dispor de um novo espaço - Esplanada - para os alunos. Apela-se a toda a comunidade escolar, de uma forma particular, os alunos (principais utilizadores) todo o esforço na preservação e manutenção da "nossa esplanada".
O espaço esplanada destina-se :
- tomar os lanches durante o dia - Não esquecer colocar as embalagens (sumos) e outros, nos recipientes destinados para o efeito (caixotes do lixo);
- para actividades de natureza educativa (aulas ao ar livre, exposições, estudo, festas,etc);
- momentos de convívio e lazer.

SÊ RESPONSÁVEL NA UTILIZAÇÃO DA ESPLANADA!



Um agradecimento a todos aqueles que colaboraram na concretização deste projecto, nomeadamente:

· Alunos, Professores e Encarregados de Educação do 6ºE (do ano lectivo – 2007-2008);


· Alunos, Professores e Auxiliares da Acção Educativa do Agrupamento de Escolas deReal (colaboraram nas várias actividades de angariação de fundos);


· Associação de Pais da EB 2,3 de Real;


· Auxiliares de Acção Educativa que colaboraram na aplicação da esplanada.

TODOS JUNTOS ...

VAMOS FAZER COM ESTA ESPLANADA PERDURE NO TEMPO.

Como poderás constatar foi muito o trabalho que esteve por base a esta esplanada, se não acreditas, vê todo o trabalho desenvolvido:

FASES DO PROJECTO ESPLANADA - 6ºE - 2007-2008

  1. Na área curricular não disciplinar Área de Projecto, o tema a desenvolver durante o ano lectivo foi o de “Criar Espaços Agradáveis na Escola”. A escolha deste tema surgiu das ideias apresentadas pelos alunos da turma do 6ºE e da necessidade demonstrada em adquirirem um espaço agradável onde se sentissem bem.
  2. Em negociação de alunos e professores, decidiu-se reaproveitar o espaço coberto exterior à escola. A forma mais agradável de o reaproveitar era a construção de uma esplanada.
  3. Os alunos elaboram uma proposta para ser entregue no conselho executivo, para que esta fosse analisada e possivelmente aprovada para dar andamento ao projecto da turma. Depois de conhecido o parecer positivo do conselho executivo, abordaram-se as várias fases de metodologia de projecto.
  4. Constou-se que, para adquirir o material para as esplanadas, era necessário angariar fundos, estando próxima a quadra natalícia, com a ajuda dos professores a turma decidiu quais as formas dessa angariação. Suportes para guardanapos de papel e anjos feitos com massas, que depois de prontos foram divulgados pela escola e meio envolvente e feitas as respectivas encomendas e posteriormente as entregas. Toda a turma foi envolvida e participou de forma activa nesta actividade, um grupo de alunos ficaram responsáveis pela elaboração dos suportes para guardanapos (contorno do molde, recorte e pintura); outro grupo pela execução dos anjos (colar as massas umas às outras, colar a cabeça ao corpo dos anjos, dar cola na cabeça e mergulhar em areia para fazer o cabelo e por fim pintá-los com spray dourado ou prateado, conforme as encomendas); outro grupo foi responsável por construir caixas para a venda dos anjos; outro grupo foi responsável pelas vendas, encomendas e entregas dos anjos e suportes pela escola; por fim houve um grupo que registava as encomendas e entrada de fundos em suporte informático, nomeadamente numa folha do Excel.
  5. Posteriormente foi realizado o levantamento da zona onde se iria construir a esplanada através do registo fotográfico e das respectivas medições do local. Paralelamente desenvolveram-se várias actividades para angariação de fundos para a aquisição do material necessário para construção das esplanadas.
  6. No mês de Janeiro, alunos e professores cantaram as Janeiras em estabelecimentos próximos da Escola. A comunidade mostrou-se receptiva e participou com dinheiro no projecto da turma. Acrescente-se o contributo da Professora Custódia Ferreira de Educação Musical que ensaiou a turma para o efeito, tendo dotado os alunos com os respectivos instrumentos necessários para o efeito.
  7. Os alunos em grupos de dois, fizeram uma pesquisa através da Internet na sala de aula do material disponível no mercado para esplanadas e o respectivo preço, simularam orçamentos e chegaram à conclusão que o dinheiro angariado não era suficiente para a compra do material.
  8. Alunos e professores lançaram várias ideias para angariar mais fundos. Estando próximo o Dia do Pai, os alunos puseram à venda, na escola, Pin´s intitulados “Adoro-te Pai” para a comunidade educativa. As vendas e encomendas foram registadas pelos alunos em papel, que posteriormente serão lançadas em suporte informático, nomeadamente numa folha de cálculo do Excel.
  9. No 3º período desenvolveram-se as actividades de angariação de fundos (continuação – rifas) e a compra das cadeiras, mesas, tintas, pincéis, vasos, terra, plantas e relvado sintético (oferecido pela Associação de Pais da EB 2,3 de Real).
  10. Paralelamente à angariação de fundos, realizou-se a pintura das colunas do espaço, da qual resultou uma gradação de verde/amarelo.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

FELIZ PÁSCOA

O costume de dar e receber ovos de Páscoa não tem origem com a religião cristã ela vem desde os egípcios, chineses e persas. Esses povos tinham por hábito dar ovos com Mensagem de Amigos às pessoas de suas relações e eram símbolos de bons auspícios, pois significava vida e prosperidade.
Os cristãos acabaram adoptando o ovo para representar a Páscoa com a ressurreição de Cristo pelo significado de nova vida.
No início não tinham moldes de ovos de Páscoa, pois os naturais eram usados, cada um os enfeitava e pintava de diferentes maneiras fazendo com que eles se tornassem Presentes Especiais, pois tinham um significado que era muito respeitado por todos.

Corta-Mato Nacional Figueira da Foz - Novas Fotos



O Corta-Mato Nacional é uma das mais emblemáticas provas do calendário desportivo anual do Desporto Escolar.



No presente ano, contará com a presença de aproximadamente 1.500 alunos e professores, os quais representarão todas as Equipas de Apoio às Escolas, das Direcções Regionais de Educação e da Secretaria Regional de Educação dos Açores, sendo a comitiva da delegação da DRE Braga, composta por 50 alunos (iniciados e juvenis de ambos os géneros) e 7 porfessores.


Esta prova, surge na sequência da realização de duas fases anteriores: a Fase Escola e a Fase Distrital, que envolvem aproximadamente 300.000 alunos em todo o país.






O Agrupamento de Real está presente neste Campeonato Nacional de Corta-Mato do Desporto Escolar com o Atleta Iniciado Masculino Paulo Rosário do 8ºC acompanhado pelo Professor Paulo Costa.

Pelas 13:20 os representantes do Agrupamento integraram a comitiva da Direcção Regional Educação Norte (DREN), com destino à cidade da Figueira da Foz.
Aquando da chegada (18h00) o Paulo Rosário foi experimentar a escalada e o slide do exército, conforme as imagens o demonstram, enquanto se fazia a acreditação da comitiva.

Na sequência dos vários apelos foram editadas novas fotos relativas ao Corta-Mato Nacional - Figueira da Foz. Esperemos que gostem !


Ver fotos Corta-Mato Nacional


terça-feira, 7 de abril de 2009

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Treinos de Atletismo na EB 2,3 de Real

Durante a interrupção lectiva, o Grupo do Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas de Real, vai realizar 4 sessões de treino nas datas abaixo referenciadas:

01 de Abril – (4ª feira) - 10h00/11h30 – Pavilhão Gimno-Desportivo e Pista da EB 2,3 de Real;

03 de Abril – (6ª feira) - 10h00/11h30 – Pavilhão Gimno-Desportivo e Pista da EB 2,3 de Real;


07 de Abril – (3ª feira) - 10h00/11h30 – Pavilhão Gimno-Desportivo e Pista da EB 2,3 de Real;


09 de Abril – (5ª feira) - 10h00/11h30 – Pavilhão Gimno-Desportivo e Pista da EB 2,3 de Real.