A EB 2,3 de Real passa a partir da presente data a dispor de um novo espaço - Esplanada - para os alunos. Apela-se a toda a comunidade escolar, de uma forma particular, os alunos (principais utilizadores) todo o esforço na preservação e manutenção da "nossa esplanada".
O espaço esplanada destina-se :
- tomar os lanches durante o dia - Não esquecer colocar as embalagens (sumos) e outros, nos recipientes destinados para o efeito (caixotes do lixo);
- para actividades de natureza educativa (aulas ao ar livre, exposições, estudo, festas,etc);
- momentos de convívio e lazer.
SÊ RESPONSÁVEL NA UTILIZAÇÃO DA ESPLANADA!
Um agradecimento a todos aqueles que colaboraram na concretização deste projecto, nomeadamente:
· Alunos, Professores e Encarregados de Educação do 6ºE (do ano lectivo – 2007-2008);
· Alunos, Professores e Auxiliares da Acção Educativa do Agrupamento de Escolas deReal (colaboraram nas várias actividades de angariação de fundos);
· Associação de Pais da EB 2,3 de Real;
· Auxiliares de Acção Educativa que colaboraram na aplicação da esplanada.
TODOS JUNTOS ...
VAMOS FAZER COM ESTA ESPLANADA PERDURE NO TEMPO.
Como poderás constatar foi muito o trabalho que esteve por base a esta esplanada, se não acreditas, vê todo o trabalho desenvolvido:
FASES DO PROJECTO ESPLANADA - 6ºE - 2007-2008
- Na área curricular não disciplinar Área de Projecto, o tema a desenvolver durante o ano lectivo foi o de “Criar Espaços Agradáveis na Escola”. A escolha deste tema surgiu das ideias apresentadas pelos alunos da turma do 6ºE e da necessidade demonstrada em adquirirem um espaço agradável onde se sentissem bem.
- Em negociação de alunos e professores, decidiu-se reaproveitar o espaço coberto exterior à escola. A forma mais agradável de o reaproveitar era a construção de uma esplanada.
- Os alunos elaboram uma proposta para ser entregue no conselho executivo, para que esta fosse analisada e possivelmente aprovada para dar andamento ao projecto da turma. Depois de conhecido o parecer positivo do conselho executivo, abordaram-se as várias fases de metodologia de projecto.
- Constou-se que, para adquirir o material para as esplanadas, era necessário angariar fundos, estando próxima a quadra natalícia, com a ajuda dos professores a turma decidiu quais as formas dessa angariação. Suportes para guardanapos de papel e anjos feitos com massas, que depois de prontos foram divulgados pela escola e meio envolvente e feitas as respectivas encomendas e posteriormente as entregas. Toda a turma foi envolvida e participou de forma activa nesta actividade, um grupo de alunos ficaram responsáveis pela elaboração dos suportes para guardanapos (contorno do molde, recorte e pintura); outro grupo pela execução dos anjos (colar as massas umas às outras, colar a cabeça ao corpo dos anjos, dar cola na cabeça e mergulhar em areia para fazer o cabelo e por fim pintá-los com spray dourado ou prateado, conforme as encomendas); outro grupo foi responsável por construir caixas para a venda dos anjos; outro grupo foi responsável pelas vendas, encomendas e entregas dos anjos e suportes pela escola; por fim houve um grupo que registava as encomendas e entrada de fundos em suporte informático, nomeadamente numa folha do Excel.
- Posteriormente foi realizado o levantamento da zona onde se iria construir a esplanada através do registo fotográfico e das respectivas medições do local. Paralelamente desenvolveram-se várias actividades para angariação de fundos para a aquisição do material necessário para construção das esplanadas.
- No mês de Janeiro, alunos e professores cantaram as Janeiras em estabelecimentos próximos da Escola. A comunidade mostrou-se receptiva e participou com dinheiro no projecto da turma. Acrescente-se o contributo da Professora Custódia Ferreira de Educação Musical que ensaiou a turma para o efeito, tendo dotado os alunos com os respectivos instrumentos necessários para o efeito.
- Os alunos em grupos de dois, fizeram uma pesquisa através da Internet na sala de aula do material disponível no mercado para esplanadas e o respectivo preço, simularam orçamentos e chegaram à conclusão que o dinheiro angariado não era suficiente para a compra do material.
- Alunos e professores lançaram várias ideias para angariar mais fundos. Estando próximo o Dia do Pai, os alunos puseram à venda, na escola, Pin´s intitulados “Adoro-te Pai” para a comunidade educativa. As vendas e encomendas foram registadas pelos alunos em papel, que posteriormente serão lançadas em suporte informático, nomeadamente numa folha de cálculo do Excel.
- No 3º período desenvolveram-se as actividades de angariação de fundos (continuação – rifas) e a compra das cadeiras, mesas, tintas, pincéis, vasos, terra, plantas e relvado sintético (oferecido pela Associação de Pais da EB 2,3 de Real).
- Paralelamente à angariação de fundos, realizou-se a pintura das colunas do espaço, da qual resultou uma gradação de verde/amarelo.
2 comentários:
Fiquei contente ao ver este artigo!
Andava a Procura dele a muito tempo,e nunca o encontrei, sai de Portugal e nao tive tempo pa me despedir dos amigos que tive!
O nosso projecto ficou altamente fixe!
Saudades da escola de real sao muitas!
Espero que ande tudo bem por la!
Enviar um comentário