Desporto Escolar

Desporto Escolar

sexta-feira, 11 de abril de 2008

MEGA SPRINTER - Inter-Turmas

As turmas do 5ºC e 6ºE vencem o Torneio Inter Turmas
"Mega Sprinter", "Mega Salto" e "Mega KM"

Fot.1 - Momentos que antecederam as provas



No dia 11 de Abril realizou-se na EB 2,3 de Real a 2ªFase do Torneio Inter-turmas (2ºCiclo), com uma participação de 120 de alunos em ambos os géneros (feminino e masculino), distribuídos nas seguintes provas por escalões:


  • Mega Sprint (40 metros planos com partida alta);

  • Fot.2 - Provas Mega Sprinter (40 m com partida alta)


  • Mega Salto (Salto em Comprimento);


  • Fot.3 - Momentos do Mega Salto (Salto em comprimento)


  • Mega Kilometro (1000 m).

Fot.4 - Mega Km Infantis A Femininos
Em termos quantitativos foram 54 alunas e 56 alunos a participarem na actividade, sendo que 34 realizaram o "Mega Sprinter", 43 o "Mega salto" e 33 o "Mega KM", prefazendo um total de 110 atletas.
Em termos de classificações colectivas no 5ºano foi a turma do 5ºC a grande vencedora do torneio com um total de 48 pontos acumulados por todos os colegas de turma envolvidos nas respectivas provas. Em seguida, 2º lugar a turma do 5ºF com um total de 43 pontos e finalmente em 3º lugar a turma do 5ºA .
No 6º ano a grande vencedora foi a turma doi 6ºE com um total de 58 pontos, logo seguida da turma do 6ºF com 57 pontos (apenas 1 ponto de diferença!) e em 3º lugar o 6ºG com um total de 47 pontos.

O projecto Mega Sprinter (ver regulamento) desenvolve-se tendo como referência a velocidade, uma qualidade física fundamental no desenvolvimento motor da criança/jovem, transversal à prática de quase todas as actividades desportivas.



O Mega Sprinter é apadrinhado por Francis Obikwelu – Vice-Campeão Olímpico nos 100 metros, Campeão Europeu nos 100 e 200 metros e Recordista da Europa nos 100 metros (9.86) e Arnaldo Abrantes – Vice-Campeão Europeu sub23 da estafeta 4x100 metros.


ÓbidosFrancis Obikwelo na corrida de autógrafos




O velocista foi bastante solicitado!
Realizou-se no passado dia 30 de Abril, a Prova Megasprinter Nacional, também conhecida como “Escola a Alta Velocidade”, no Estádio Municipal de Óbidos.Francis Obikwelo foi o “rei da festa”, uma vez que fez questão de estar presente nesta fase final do MegaSprinter. Vindo directamente de Madrid, Francis Obikwelo, patrono do MegaSprinter, distribuiu, durante mais de uma hora, autógrafos aos atletas presentes.Estiveram presentes os melhores 400 jovens velocistas nacionais em disputa pelo atleta mais rápido, nos escalões de infantis, iniciados e juvenis.Na noite anterior realizou-se, na praça de Santa Maria, um espectáculo de recepção aos participantes desta prova nacional e que contou com a participação de grupos de dança da Escola Básica Integrada de Santo Onofre e do Grupo de Danças Antigas Josefa d’Óbidos, da Capeleira, concelho de Óbidos.A prova é uma organização conjunta da Federação Portuguesa de Atletismo, Desporto Escolar e Fundação Luís Figo, com o apoio do Município de Óbidos e Associação de Atletismo de Leiria (Francisco Gomes, 2005)



O Mega Salto é apadrinhado pelos Atletas Olimpícos Naíde Gomes – Campeã da Europa de Salto em Comprimento de Pista Coberta e Nelson Névora – Campeão do Mundo de Triplo Salto.

Naide Gomes
Momentos importantes da vida desportiva de Naide Gomes:



O Mega Kilometro é apadrinhado pelo Atleta Olímpico Rui Silva – Medalha de Bronze nos 1500 metros.

A actividade Mega Sprinter resultou de uma primeira fase ao nivel de todas as turmas do 2ºciclo (336 alunos em ambos os géneros) e algumas do 3º ciclo (90 alunos) , da qual resultou uma selecção por turma. Assim aconteceu, os vários representantes (110 alunos) das respectivas turmas, encontraram-se distribuídos pelas provas de velocidade, salto em comprimento e 1000 metros, numa tarde alegre e disputada.

[Resultados]

Um agradecimento muito especial aos alunos participantes, bem como às alunas que prestaram apoio na conometragem (Cristiana Veloso, Carla Abreu e Flávia Fernandes) e registo no salto em comprimento. Acrescente-se o facto de a actividade Mega Sprinter ter decorrido com a presença de alguns Encarregados de Educação (facto que nos alegrou - organização), nomeadamente, a Encarregada de Educação da aluna Ana Simões do 5º B, Maria de Fátima Gomes, pela colaboração manifestada uma vez que toda a reportagem fotográfica foi da sua responsabilidade.

Sem comentários: