Desporto Escolar

Desporto Escolar

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Torneio de Ping Pong Inter - Turmas





Datas e fases do Torneio:


Dia 4 de Junho - 1ª Fase - Eliminatórias
Dia 11 de Junho - 2ª Fase - Meias Finais/Finais


Local: Pavilhão Gimno-Desportivo de Real




Horário do Torneio:


Turno A (09h05-09h50)


Turno B (10h05-10h50)


Turno C (10h55-11h35)


Inscrições: Poderás faze-lo através do endereço electrónico (desportoescolarreal@gmail.com), indicando primeiro e ultimo nome, ano de nascimento, ano/turma, escalão (exemplo Infantil A) e turno (A, B ou C) ou ainda no Senhor Coelho da reprografia, através de preenchimento do respectivo impresso.


Fot.1 - Alunos na preparação da actividade


Organização: Alunos e Professor da Actividade Interna


Regulamento do Torneio:

  1. Os participantes têm de trazer equipamento (equipamento de Educação Fisica) e a respectiva raqueta (no caso de não possuírem a organização fornece).


  2. Torneio destinado a todos os alunos (com disponibilidade de horário) do Agrupamento de Escolas de Real, pertencentes ao género feminino e masculino, distribuídos pelos respectivos escalões:


  • Infantil A - 1997/1998;


  • Infantil B - 1995/1996;


  • Iniciados - 1993/1994.

3. Antes de iniciar o jogo o juiz irá fazer um sorteio para definir o saque e o lado que cada jogador irá actuar no 1º set;


4. Quem ganhar o sorteio escolherá se deseja Bola ou Lado - se optar por bola ele servirá ou receberá o 1ºserviço; do contrário, o lado que irá actuar no 1º set.


5. A Partida


5.1 - Constitui-se por 1 sets de 11 pontos. Será jogada em melhor de um (eleminatórias), três (meias-finais) e cinco (finais). No caso de empate em 10 pontos o vencedor será o que obter 2 pontos de vantagem sobre o adversário.


5.2 - O jogador que serve o 1° set num lado é obrigado a servir no lado contrário no set seguinte.


6. O Serviço


6.1 - A bola deve ser lançada para cima , na vertical e, na descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do jogador que serve , passe sobre a rede sem tocá-la e toque no campo do adversário.


6.2 - O serviço deve ser dado atrás da linha de fundo ou extensão imaginária desta.


6.3 - Cada jogador tem direito a 2 serviços seguidos.


6.4 - Ao contrário do Ténis de Mesa o serviço é livre a critério do jogador que servirá, ou seja, vale sacar de qualquer lugar atrás da linha da mesa para qualquer lugar.


6.5 - Com o placar 10 -10, a sequência de sacar e receber deve ser a mesma, mas cada jogador deve produzir somente um saque até o final do jogo.


6.6 - O direito de sacar primeiro ou escolher o lado deve ser decidido por sorteio (cara ou coroa / par ou ímpar).


Curiosidades sobre o Ping-Pong



Ping-pong é um jogo de bola semelhante, em principio, ao ténis e é jogado em uma mesa plana dividida em dois campos iguais por uma rede fixa.

O objectivo é bater a bola de forma que ela passe por cima da rede e bate no campo oposto da mesa, de tal modo que o outro jogador não consiga rebatê-la ou de forma que o outro jogador possa devolvê-la correctamente.

A bola é oca, de peso leve e é feita de celulóide ou de um plástico semelhante. Ela é jogada de um lado para o outro pela rede por meio de raquetas que são seguradas pelos jogadores.

O jogo é popular no mundo inteiro. Na maioria dos paises é altamrente organizado como um desporto competitivo, especialmente na Europa e Ásia, e particularmente na China e Japão.



(Pesquisa: Ana Cerqueira 5ºC e Ana Grilo 5ºF e Grafia: Helena Fernandes 6ºF e Bárbara Domingos 7ºE)


Sem comentários: