Desporto Escolar

Desporto Escolar

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Alunos do Agrupamento da EB 2,3 Real - Vice-Campeões- XV Torneio de Atletismo de Pista Coberta Inter-Escolas

(1 título de Campeã + 2 – Vice-Campeão + 4 medalhas de 3º lugar)



No dia 13 de Fevereiro, integrado no Projecto Educativo do Agrupamento de Escolas de Real, 34 alunos em representação do referido Agrupamento, distribuídos pelos escalões de Infantis e Iniciados, de ambos os géneros (fem/mas), participaram no XV Torneio Inter-Escolas de Pista Coberta, promovido pelo EAE Braga- Desporto Escolar e Associação de Atletismo de Braga, acompanhados pelo professor Paulo Costa (responsável pelo grupo/equipa de Atletismo de Real) e Tiago Gonçalves (Ex- aluno da EB 2,3 de Real).
Depois de no dia anterior, alguns dos alunos terem participado no Corta-Mato Distrital, compareceram com os restantes colegas de equipa, em mais uma prova agendada.
Os nossos alunos realenses, continuaram a manifestar atitudes positivas durante o desenrolar de toda a actividade, assente num clima de alegria, camaradagem e de superação, resultando em prestações de nível bastante satisfatório.

Em termos colectivos, destaca-se o facto de a Equipa do Agrupamento de Escolas de Real ter obtido um honroso 2º lugar – Vice-Campeã - do Torneio de Atletismo de Pista Inter-Escolas (a melhor classificação de sempre do Agrupamento de Escolas de Real), com 1353 pontos. Assim, a equipa de Infantis femininos contribuiu com 296,50 pontos (4ª classificada entre a 22 equipas), a equipa Infantil masculina 306,50 pontos (2ª entre 22 equipas), a equipa Iniciados femininos 367 pontos (4ª entre 19 equipas) e finalmente a Equipa iniciados masculinos com 383 pontos (2ª classificada entre 24 equipas participantes).
Os alunos de Real subiram mais vezes ao pódio comparativamente a edições anteriores, no total de 7, acrescentando-se o facto de terem sido batidos novos recordes internos.
Em termos individuais, no sector feminino, o destaque vai para a Adriana Antunes – Iniciada – ao obter um honroso 1º lugar na distância de 1000 m. Evidenciaram-se também os alunos Rui Silva- Infantil e Nicolas Rodrigues – Iniciados, nas provas de 60 metros planos e de salto em altura, respectivamente, ao obterem o título de vice- campeões. O terceiro lugar do pódio foi ocupado pelos seguintes alunos: Sara Amaral – Infantil – nas provas de 60m e salto em comprimento; Rui Silva – Infantil – na prova de 60m e a finalizar o medalheiro Paulo Rosário – Iniciado – na prova de 1000 m.

RESULTADOS DAS PROVAS OFICIAIS

FOTOS DAS PROVAS
No final da semana desportiva o Coordenador do Desporto Escolar e responsável pelo Grupo/Equipa de Atletismo do Agrupamento faz um balanço bastante satisfatório das prestações dos jovens-atletas, agradecendo a todos os professores dos alunos envolvidos, dado ter sido uma semana muito intensa, em termos de competições em período lectivo, o que levantou alguns transtornos, mas que felizmente foram ultrapassados, criando-se condições para que os alunos de Real pudessem ter participado nas provas para as quais foram seleccionados.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

BASQUETEBOL COM EXCELENTE ESTREIA


Em ano de estreia a equipa de basquetebol da EB 2 e 3 de Real venceu a série em que participava na 1ª fase do Campeonato de Desporto Escolar na modalidade de basquetebol.

Esta fase da prova que se desenrolou ao longo das manhãs de 3 Sábados, colocou como adversários as Escolas EB 2 e 3 de André Soares e de Vila Verde.

Na 1ª jornada, no Pavilhão da Escola André Soares, os resultados foram pouco auspiciosos uma vez que perdemos com ambos os adversários porém, sempre ficou no pensamento da equipa que era possível fazer melhor. Na 2ª jornada, em Vila Verde, tudo correu melhor _ a equipa jogou completa, muito empenhada e mais importante de tudo com grande espírito de equipa. Resultado 2 jogos 2 vitórias. Faltava pois a 3ª e derradeira jornada a disputar no nosso Pavilhão. A equipa da EB 2 e 3 de Real manteve-se muito unida e disciplinada e registou mais 2 vitórias em outros tantos jogos. Ficámos em 1º lugar!

Iniciar-se-á agora uma fase com os primeiros classificados das outras séries e os resultados nem terão tanta importância.

Este feito desportivo é inteiramente merecido pelos nossos atletas que pelo comportamento e empenho em muito dignificaram o nome da EB 2/3 de Real.

Por ser inteiramente merecida, uma palavra de louvor à Escola André Soares que assegurou as arbitragens de todos os jogos.

Resultados:

1ª - Jornada

  • EB 2 3 André Soares - (54) X EB 2 3 Vila Verde (36);
  • EB 2 3 Vila Verde - (42) X EB 2 3 Real (19);
  • EB 2 3 Real (9) - X EB 2 3 André Soares (51).

2ª Jornada

  • EB 2 3 Real (32) X EB 2 3 Vila Verde (30);
  • EB 2 3 André Soares (37) X EB 2 3 Real (42);
  • EB 2 3 Vila Verde (27) X EB 2 3 André Soares (56).

3ª Jornada

  • EB 2 3 Real (56) X EB 2 3 Vila Verde (38);
  • EB 2 3 Vila Verde (31) X EB 2 3 André Soares (62);
  • EB 2 3 Real (35) X EB 2 3 André Soares (33).

Escrito por: Professor Eduardo Sales

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Participação de Sucesso do Agrupamento de Real no Corta-Mato Distrital

Alunos do Agrupamento de Escolas de Real distinguidos no Corta-Mato Distrital


(4 títulos de Campeões Distritais+ 1 – Vice-Campeão Distrital+ 2 medalhas de 3º lugar)


Na manhã do dia 12 de Fevereiro, integrado no Projecto Educativo do Agrupamento de Escolas de Real, 46 alunos em representação do referido Agrupamento deslocaram-se ao Parque da Cidade Desportiva, junto à pista de Atletismo Gémeos Castro, em Guimarães (que oferece óptimas condições para eventos desta natureza), para participar no Corta-Mato Inter-Escolas Distrital que contou com uma presença de mais de 3000 alunos, acompanhados pelos professores Paulo Costa (Coordenador do Desporto Escolar), Julieta Silva e Agostinho Chaves (Ensino Especial), Sara Viana (Educação Física - 3º Ciclo), Marina Malheiro (AEC´S) e Teresa Gomes (Representante dos Encarregados de Educação do 5ºD).


Os nossos alunos realenses, demonstraram mais uma vez atitudes de respeito e empenho durante o desenrolar de toda a actividade, assente num clima de alegria, camaradagem e superação, através das várias prestações que muito orgulhosa deixaram a comunidade Educativa de Real.


Em termos colectivos, o destaque recai naturalmente na equipa de Infantis A Femininos, constituída pelas alunas: Sofia Azevedo (5ºB), Maria Gomes (5ºA), Palmira Martins (5ºF), Daniela Viana (5ºD), Maria Ribeiro (5ºD) pertencentes à EB 2,3 de Real e Diana Rodrigues (4ºE) – da Escola EB1 das Parretas. As meninas mais novas da comitiva tiveram uma prestação fantástica, obtendo dessa forma, um honroso - 1º lugar - na prova de 1000 metros.


Em termos individuais o destaque vai para o Infantil A masculino, Ricardo Pereira (10 anos) do 5ºG, que fez uma magnífica prova tendo em conta sua “tenra” idade. Conseguiu gerir de uma forma exemplar o seu esforço e obteve um honroso 1º Lugar individual. De igual modo estiveram em destaque os alunos Ana Tomás (8ºA) – Juvenil feminina e Bruno Ribeiro (6ºG) - Iniciado masculino - ao subirem ao lugar mais alto do pódio na prova do Desporto Adaptado. Na mesma categoria - Cláudio Nóvoa (8ºA) – Iniciado masculino - sagrou-se Vice-Campeão distrital, enquanto o seu colega José Silva (8ºA) -Juvenil masculino - assegurava o terceiro lugar. A fechar o medalheiro do Agrupamento de Escolas de Real fica o contributo da aluna Sofia Azevedo – Infantil A – com um honroso 3º lugar. Acrescente-se o facto do aluno – Paulo Rosário (8ºC) através de um digno 4º lugar na prova de iniciados masculinos, ter carimbado o passaporte para participar, como atleta individual, no Corta Mato Nacional a realizar na Figueira da Foz, nos dias 20 e 21 de Março.

RESULTADOS OFICIAIS DA PROVA

Foi mais uma manhã condecorada com a troca de novas experiências para os alunos do Agrupamento de Real, onde sentiram o reconhecimento do trabalho desenvolvido nas aulas de Educação Física e treinos do Desporto Escolar, conseguindo os melhores resultados de sempre comparativamente às participações em edições anteriores (terá a presença da Rosa Mota no Corta-Mato Escolar contribuído?).

Para ver mais fotos: http://alfarrabio.di.uminho.pt/de-braga/fotos/2008_09/Net_fotos_CM/index.htm



terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

CORTA-MATO DISTRITAL INTER-ESCOLAS - 12 FEVEREIRO

O parque da cidade desportiva, em Guimarães, junto à pista de Atletismo Gémeos Castro, recebe no próximo dia 12 de Fevereiro o CORTA-MATO DISTRITAL INTER-ESCOLAS que irá reunir cerca 3500 crianças e jovens das escolas pertencentes ao distrito de Braga.
A comitiva do Agrupamento de Escolas de Real composta por um total de 42 atletas efectivos mais 12 suplentes, acompanhados pelos professores Paulo Costa (Coordenador do Desporto Escolar), Julieta Silva e Agostinho Chaves (Ensino Especial), Sara Viana (Educação Física - 3º Ciclo) e Marina Malheiro ( AEC´S).

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Corta-Mato Escolar Agrupamento de Escolas de Real

Conjunto de Fotos gentilmente cedidas pelo Jornal "Correio do Minho".

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Selecção do Agrupamento para o Corta-Mato Distrital

No próximo dia 12 de Fevereiro terá lugar o Corta-Mato Distrital Inter-Escolas, o Agrupamento estará representado por cerca de 60 alunos, de ambos os géneros e distribuidos pelos escalões Infantis A, Infantis B, Iniciados e Juvenis.