Desporto Escolar

Desporto Escolar

domingo, 20 de abril de 2008

MEGA SPRINTER - Inter-Escolas

3 Alunos da EB 2,3 de Real apurados para o NACIONAL


Fot.1 - Alunos do Agrupamento de Real apurados para a fase NACIONAL




Os alunos da EB 2,3 de Real acompanhados pelo professor Paulo Costa e o Sr. Raul Azeredo (Encarregado de Educação do aluno do 5ºC - Diogo Azeredo), participaram na competição Projecto Mega ( Sprinter + Salto + Kilómetro), realizada no dia 3 de Maio de 2008, na Pista Gémeos Castro, em Guimarães, onde se registou uma participação de 410 Atletas ( 204 Fem e 206 Masc), que competiram por 656 vezes, representando um total de 35 Escolas do Dístrito de Braga.



Fot.2- Pista Gémeos Castro em Guimarães


Os alunos da EB 2,3 de Real estiveram em grande, atendendo aos resultados desportivos obtidos, tendo subido 7 vezes ao podio, nomeadamente, dois primeiros lugares , três segundos lugares e um terceiro lugar, razão pela qual a EB 2,3 de Real não passou despercebida ao ter liderado juntamente com a EB23 Benardino Machado a competição no número de vezes que subiram ao respectivo pódio. Consequentemente, a EB 2,3 de Real apurou três alunos para os Nacionais do próximo final de semana (9 e 10 de Maio), a realizar na Cidade da Covilhã.

Fot.3 - Equipa representativa do Agrupamento de Real


Em termos individuais estiveram em destaque os seguintes alunos/atletas do Agrupamento de Escolas de Real:


Na prova MegaSprinter - Rose Trindade Infantil B - do 7ºF foi a grande vencedora da prova dos 40m no escalão Infantil B, ao realizar a marca de 6.37, constituindo novo record pessoal e da nossa escola, passando a fazer parte no quadro de honra do Atletismo do Agrupamento das Escolas de Real.


Fot.4- Rose Trindade em grande


Pedro Silva - Infantil B - do 7ºE foi também o grande vencedor da prova de 40 m, realizando a marca de 5,98, facto que constitui também record pessoal e da nossa escola, tendo carimbado a passagem para o NACIONAL.


Fot.5 - Pedro Silva na prova MegaSprinter


No escalão Infantil A masculino - Armando Santos Infantil A -do 5ºD também esteve em grande ao realizar a marca de 6,60, ficando em 2º lugar, motivo pelo o qual foi seleccionado para o Nacional do MegaSprint. Acrescente-se o facto de ser um estreante nas lides de provas de atletismo inter-escolas.

Fot.6- Armando Santos na prova MegaSprinter



Na prova MegaSprinter participaram ainda os alunos Ana Cerqueira do 5ºC (participante na meia final); Sónia Ferreira do 5ºB; Diogo Azeredo do 5ºC (participante na meia final); Bárbara Domingos do 7ºE (participante nas meias finais); Ângela Sá do 9ºA; Daniel Coelho do 8ºG; Ricardo Araújo do 9ºB e Tiago Carvalho do 8ºD.



Fot.7- Alguns atletas da EB 2,3 de Real na prova MegaSprinter


No MegaSalto, o Rui Sousa Infantil B - do 6ºE ficou em 2º lugar na prova do salto em comprimento, com a marca 4,38, o que constitiu record pessoal.

Fot.8 - Rui Sousa no MegaSalto (detentor do título de campeão nacional do MegaSalto 06/07 )



Ricardo Sá - Infantil A - do 5ºD ficou em 3º lugar no Megasalto com a marca de 3,73, também um estreante nas provas de Atletismo de Pista Inter-Escolas.


Fot.9 - Ricardo Sá na prova MegaSalto


Participaram também na prova do MegaSalto os (as) alunos (as) Selma Freitas do 5ºC; Patricia Gomes do 8ºI; Ricardo Araújo do 9ºB e Tiago Carvalho do 8ºD.

Fot.10 - Atletas do Agrupamento de Real na prova MegaKm



Na prova do MegaKm participaram os (as) alunos (as) Ana Grilo do 5ºF (6ª classificada); Nuno Soares do 5ºC (2º classificado); Adriana Antunes do 6ºF (5ª classificada); Victor Fernandes do 6ºB (4º classificado); Ana Fernandes do 8ºE (3ª classificada); Paulo Rosário do 7ºC (5º classificado) e Bruno Ferreira do 9ºA (10º classificado).

Nuno Soares - Infantil B na prova MegaKm foi o 2º classificado do 5ºC, com a marca de 3,33,99, refira-se que também foi uma estreia em provas de pista.

Fot.11- Nuno Soares e Ana Fernandes no MegaKm

Ana Fernandes - Iniciada do 8ºE ficou em 3º lugar na prova do MegaKm, ao realizar o percurso de 1000m com a marca de 3,42,61, constituindo record pessoal e da nossa escola (ver quadro de honra Atletismo da EB23 de Real). Paulo Rosário (Iniciado) e Vitor Fernandes (Infantil B) registaram novos recordes, com as marcas 3,05,46 e 3,25,55 respectivamente na distancia de 1000m.

Fot.12 - Momentos de pausa entre as várias provas


A manhã e parte da tarde decorreram num clima de boa disposição e de grande camaradagem entre os nossos atletas e os restantes em representação de outras escolas, conforme se pode constatar no conjunto das seguintes fotos.


Fot.13 - Momentos de Lazer e Espírito Desportivo


Fot.14- A viagem da comitiva do Agrupamento de Real


O balanço final foi bastante satisfatório, tendo em conta a imagem que os nossos representantes deixaram nesta competição, quer pelas atitudes assumidas com os outros participantes (Espírito Desportivo), quer pelos resultados desportivos alcançados, nomeadamente, o apuramento de 3 alunos para a fase nacional e de terem sido batidos 5 novos recordes conforme se pode constatar no quadro de honra de Atletismo do Agrupamento da EB 2,3 de Real.

Fot.15 - Novos Recordistas do Agrupamento de Real

Nos 40m foram estabelecidos dois novos recordes - Rose Trindade (Infantil B) e Pedro Silva (Infantil B) e nos 1000m foram estabelecidos 3 novos recordes - Vitor Fernandes (Infantil B), Ana Fernandes (Iniciada) e Paulo Rosário (Iniciado) . Acrescente-se ainda que alguns Encarregados de Educação marcaram presença neste evento, facto que nos alegrou.


PARABÉNS A TODOS!

[Resultados MegaSprint Inter-Escolas]


FASE EAE (Equipa de Apoio às Escolas) - 03 de Maio de 2008


MEGASPRINTER - Velocidade (40m)


MEGASALTO - (Salto em Comprimento)


MEGAKILÓMETRO - Resistência (1000 m)


Fot1. - Alguns dos atletas seleccionados para a 3º fase do Mega Sprinter (Regional)

Devido às condições atmosféricas que se registaram na semana passada, o Torneio Mega Sprinter - Inter-Escolas foi adiado para o próximo dia 3 de Maio, na pista Gémeos Castro - Guimarães. A escola EB 2,3 de Real vai estar representada por um conjunto de 26 atletas acompanhados pelo Professor Paulo Costa.



Partida - 8h00 - frente ao portão da EB 2,3 de Real;



Chegada - 16h00 (Previsão).


Alunos Convocados



Mega Sprinter (40 metros planos com partida alta)


  • Sónia Ferreira - 5ºB - (Mega Sprinter ) - Inf.A ;
  • Ana Cerqueira - 5ºC - (Mega Sprinter ) - Inf.A;
  • Armando Santos - 5ºD - (Mega Sprinter ) - Inf.A;
  • Diogo Azeredo - 5ºC - (Mega Sprinter)- Inf.A;
  • Bárbara Domingos - 7ºE - (Mega Sprinter ) - Inf.B;
  • Rose Trindade - 7ºF - (Mega Sprinter ) - Inf.B;
  • Rui Sousa - 6ºE - (Mega Sprinter ) - Inf.B;
  • Pedro Silva - 7ºE - (Mega Sprinter ) - Inf.B;
  • Ângela Sá - 9ºA - (Mega Sprinter) - Ini;
  • Alexandra Mendes - 8ºD - (Mega Sprinter) - Ini;
  • Daniel Coelho - 8ºG - (Mega Sprinter ) - Ini;
  • Ricardo Araújo - 9ºB - (Mega Sprinter) - Ini;
  • Diana Silva - 8ºG - (Mega Sprinter) - Juv;
  • Fábio Silva - 8ºI - (Mega Sprinter) - Juv;
  • Tiago Carvalho - 8ºD -(Mega Sprinter) - Juv;

Mega Salto (Salto em comprimento)



  • Selma Freitas - 5ºC - (Mega Salto ) - Inf.A;
  • Ricardo Sá - 5ºD - (Mega Salto) - Inf.A;
  • Rita Ferreira - 6ºG - (Mega Salto) - Iinf.B;
  • Rui Sousa - 6ºE - (Mega Salto) - Inf.B;
  • Patrícia Gomes - 8ºI - (Mega Salto) - Ini;
  • Ricardo Araújo 9ºB - (Mega Salto) - Ini;
  • Diana Silva - 8ºG - (Mega Salto ) - Juv;
  • Tiago Carvalho - 8ºD - (Mega Salto) - Juv.

Na época transacta, o aluno da EB 2,3 de Real, Rui Sousa, sagrou-se Campeão Nacional do Mega Salto - pag.16 (salto em comprimento), com a excelente marca de 4,06. Facto que alegrou toda a comunidade educativa.


Mega Kilómetro - (1000 metros)


  • Ana Grilo - 5ºF - (Mega Km - 1000 m) - Inf.A;
  • Nuno Soares - 5ºC (Mega Km - 1000 m) - Inf.A;
  • Adriana Antunes - 6ºF (Mega Km - 1000 m) - Inf.B;
  • Victor Fernandes - 6º B ( Mega Km - 1000 m) - Inf.B;
  • Ana Fernandes - 8ºE (Mega Km - 1000 m ) - Ini.;
  • Paulo Rosário - 7º C (Mega Km - 1000 m) - Ini;
  • Bruno Ferreira - 9ºA (Mega Km - 1000 m) - Juv.

O aluno Victor Fernandes na época transacta esteve também presente na fase nacional do MegaSprinter ao realizar a sua prova de 40m com o tempo de 6,74 (pag.2).

sexta-feira, 11 de abril de 2008

MEGA SPRINTER - Inter-Turmas

As turmas do 5ºC e 6ºE vencem o Torneio Inter Turmas
"Mega Sprinter", "Mega Salto" e "Mega KM"

Fot.1 - Momentos que antecederam as provas



No dia 11 de Abril realizou-se na EB 2,3 de Real a 2ªFase do Torneio Inter-turmas (2ºCiclo), com uma participação de 120 de alunos em ambos os géneros (feminino e masculino), distribuídos nas seguintes provas por escalões:


  • Mega Sprint (40 metros planos com partida alta);

  • Fot.2 - Provas Mega Sprinter (40 m com partida alta)


  • Mega Salto (Salto em Comprimento);


  • Fot.3 - Momentos do Mega Salto (Salto em comprimento)


  • Mega Kilometro (1000 m).

Fot.4 - Mega Km Infantis A Femininos
Em termos quantitativos foram 54 alunas e 56 alunos a participarem na actividade, sendo que 34 realizaram o "Mega Sprinter", 43 o "Mega salto" e 33 o "Mega KM", prefazendo um total de 110 atletas.
Em termos de classificações colectivas no 5ºano foi a turma do 5ºC a grande vencedora do torneio com um total de 48 pontos acumulados por todos os colegas de turma envolvidos nas respectivas provas. Em seguida, 2º lugar a turma do 5ºF com um total de 43 pontos e finalmente em 3º lugar a turma do 5ºA .
No 6º ano a grande vencedora foi a turma doi 6ºE com um total de 58 pontos, logo seguida da turma do 6ºF com 57 pontos (apenas 1 ponto de diferença!) e em 3º lugar o 6ºG com um total de 47 pontos.

O projecto Mega Sprinter (ver regulamento) desenvolve-se tendo como referência a velocidade, uma qualidade física fundamental no desenvolvimento motor da criança/jovem, transversal à prática de quase todas as actividades desportivas.



O Mega Sprinter é apadrinhado por Francis Obikwelu – Vice-Campeão Olímpico nos 100 metros, Campeão Europeu nos 100 e 200 metros e Recordista da Europa nos 100 metros (9.86) e Arnaldo Abrantes – Vice-Campeão Europeu sub23 da estafeta 4x100 metros.


ÓbidosFrancis Obikwelo na corrida de autógrafos




O velocista foi bastante solicitado!
Realizou-se no passado dia 30 de Abril, a Prova Megasprinter Nacional, também conhecida como “Escola a Alta Velocidade”, no Estádio Municipal de Óbidos.Francis Obikwelo foi o “rei da festa”, uma vez que fez questão de estar presente nesta fase final do MegaSprinter. Vindo directamente de Madrid, Francis Obikwelo, patrono do MegaSprinter, distribuiu, durante mais de uma hora, autógrafos aos atletas presentes.Estiveram presentes os melhores 400 jovens velocistas nacionais em disputa pelo atleta mais rápido, nos escalões de infantis, iniciados e juvenis.Na noite anterior realizou-se, na praça de Santa Maria, um espectáculo de recepção aos participantes desta prova nacional e que contou com a participação de grupos de dança da Escola Básica Integrada de Santo Onofre e do Grupo de Danças Antigas Josefa d’Óbidos, da Capeleira, concelho de Óbidos.A prova é uma organização conjunta da Federação Portuguesa de Atletismo, Desporto Escolar e Fundação Luís Figo, com o apoio do Município de Óbidos e Associação de Atletismo de Leiria (Francisco Gomes, 2005)



O Mega Salto é apadrinhado pelos Atletas Olimpícos Naíde Gomes – Campeã da Europa de Salto em Comprimento de Pista Coberta e Nelson Névora – Campeão do Mundo de Triplo Salto.

Naide Gomes
Momentos importantes da vida desportiva de Naide Gomes:



O Mega Kilometro é apadrinhado pelo Atleta Olímpico Rui Silva – Medalha de Bronze nos 1500 metros.

A actividade Mega Sprinter resultou de uma primeira fase ao nivel de todas as turmas do 2ºciclo (336 alunos em ambos os géneros) e algumas do 3º ciclo (90 alunos) , da qual resultou uma selecção por turma. Assim aconteceu, os vários representantes (110 alunos) das respectivas turmas, encontraram-se distribuídos pelas provas de velocidade, salto em comprimento e 1000 metros, numa tarde alegre e disputada.

[Resultados]

Um agradecimento muito especial aos alunos participantes, bem como às alunas que prestaram apoio na conometragem (Cristiana Veloso, Carla Abreu e Flávia Fernandes) e registo no salto em comprimento. Acrescente-se o facto de a actividade Mega Sprinter ter decorrido com a presença de alguns Encarregados de Educação (facto que nos alegrou - organização), nomeadamente, a Encarregada de Educação da aluna Ana Simões do 5º B, Maria de Fátima Gomes, pela colaboração manifestada uma vez que toda a reportagem fotográfica foi da sua responsabilidade.